Selic Menor Poupança Menor

Com a queda de mais de 0,5 ponto percentual da Selic, para 7,5% ao ano, a remuneração da caderneta de poupança irá cair mais 0,35%ponto percentual.
O rendimento da poupança ficou ainda menor. Com a redução da taxa básica de juros brasileira, a Selic, para 7,5% ao ano, a caderneta passa a pagar 5,25% ao ano mais a taxa referencial (TR), que praticamente deixa de existir quando o juro é menor do que 8% ao ano, dada a forma que é calculada.
Agora, os novos depósitos feitos na caderneta terão remuneração 0,35 ponto percentual menor do que antes do corte de 0,5 ponto percentual na taxa de juros.
Até dia 29.8.2012, ontem, com a Selic a 8% ao ano, o retorno era de 5,60% ao ano.
Os ganhos dos investidores com a caderneta vêm caindo desde que o governo decidiu indexá-lo à taxa de juros, em maio deste ano. Sempre que a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento vai ser de 70% da taxa mais TR.
A queda da Taxa Selic é benéfica para os investimentos e para economia em geral, mas para o pequeno poupador – esmagadora maioria dos depositantes da poupança – fica mais reduzida sua margem de ganho na forma utilizada para proteger seu dinheiro da desvalorização.

Assuntos Semelhantes

2 Responses to "Selic Menor Poupança Menor"

  1. Fernando Russomano

    Frederico,

    As cadernatas com depósitos antigos, anteriores à mudança de regra premanecem com outra remuenração correto?

    • Frederico Vasconcelos

      Dr. Fernando, as cadernetas de poupança com abertura e depósitos anteriores à 4 de maio de 2012 têm suas condições de contratação respeitadas, sendo a remuneração diferenciada para melhor. As cadernetas submetidas ao regramento anterior tem a remuneração considerando-se 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR), e passou, pelo novo modelo, a ser 70% da Selic (taxa básica de juros), no caso desta descer de 8,5%a.a., mais a TR. Como a TR beira a variação de 0%, se resume basicamente ao percentual da Selic, que trocando em miúdo seria de 5,25%a.a. Inclusive, hoje, a poupança antiga é um ativo interessante, visto que sua remuneração não pode mais ser replicada pelas novas cadernetas. Abraço.

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.