BC divulga relação de dealers do mercado aberto

A lista disponibilizada decorre da decisão de janeiro deste ano que alterou a forma de avaliação das instituições feita pelo BC e pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Pela primeira vez, desde 2003, a relação das instituições financeiras credenciadas a atuar nas operações de mercado aberto, conhecida como dealers, foi feita de maneira independente pelo Banco Central e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Não houve mudança nos pré-requesitos exigidos para o credenciamento: patrimônio de referência de pelo menos R$ 26,250 milhões; elevado padrão ético de conduta nas operações realizadas no mercado financeiro e inexistência de restrição que desaconselhe o credenciamento.

Os fatores de avaliação são baseados nas operações definitivas e compromissadas com participantes do mercado e com o BC, e no relacionamento dos dealers com a mesa de operações do Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central – Demab. Os critérios de escolha estão disponíveis na Circular nº3.746/2015 e na Carta Circular nº 3.692/2015.

Antes da mudança, a avaliação das instituições era feita em conjunto pelo BC e pela STN, na qual um grupo único de instituições era credenciado para operar com ambos os órgãos. “A decisão de separar o grupo de dealers foi tomada para melhor adequação do perfil das instituições selecionadas às características das operações do BC e do Tesouro. Nada impede que uma mesma instituição seja dealer do Tesouro Nacional e do Banco Central”, explica João Henrique Simão, chefe do Demab. A alteração foi publicada no início do ano pela Decisão Conjunta BCB/STN nº 19/2015.

As instituições credenciadas a operar com o Demab pode ser conferidas neste link, e listadas a seguir:

BANCO BRADESCO S.A.
BANCO BTG PACTUAL S.A
BANCO CITIBANK S.A
BANCO DO BRASIL S.A
BANCO J.P. MORGAN S.A
BANCO SAFRA S.A
BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 
HSBC BANK BRASIL S.A - BANCO MULTIPLO
ITAÚ UNIBANCO S.A
RENASCENÇA DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA
XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A

 

 

Assuntos Semelhantes

No Comments Yet.

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.