Aumenta o Percentual para Plano Safra

Direcionamento chegou a 74%, como forma de garantir aporte de recursos ao financiamento da atividade, em especial, de médios agricultores. Alíquota adicional do Proagro também aumentou.

Como parte das medidas do Plano Safra, anunciado pelo Governo Federal em junho, entraram em vigor nessa quarta-feira (1) as resoluções  nº 4.418 e nº 4.429, que modificam a alíquota adicional do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), e a nº 4.411, que aumenta o percentual da poupança rural destinado ao financiamento do agronegócio, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com as resoluções que regulamentam o Proagro, a alíquota adicional – prêmio pago pelo produtor no momento da contratação do Proagro – passa de 3% para 4%. Na modalidade Proagro Mais, o percentual passou de 2% para 3%.

O percentual de direcionamento da poupança rural para o financiamento do agronegócio passou de 72% para 74%. O direcionamento para o médio produtor rural foi elevado de 10% para 13%. “As medidas buscam dar maior suporte ao custeio do Plano Safra. Os depósitos em poupança vêm caindo e aumentar esse percentual foi uma das formas encontradas para garantir o aporte de recursos suficientes para o financiamento da atividade, com foco no médio agricultor”, explica José Luís Guerra, chefe adjunto do Derop.

Assuntos Semelhantes

No Comments Yet.

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.